Grupo Zelo Home

Você sabe o que é a Síndrome de Burnout?

Muitas vezes não reparamos alguns sinais que o nosso corpo dá de cansaço mental e físico, acabando por ignorar possíveis doenças.

Por Rayra

O final do ano é a época propícia para tirar alguns dias de descanso. Seja para ver a família, passear ou simplesmente dar um stop nas correrias do dia a dia. Junto com esse descanso, muitas vezes não reparamos alguns sinais que o nosso corpo dá de cansaço mental e físico, acabando por ignorar possíveis doenças.

O que é a Síndrome de Burnout?

Em meados do final da década de 60, alguns estudiosos previram a doença classificada como Síndrome de Burnout. Essa doença é caracterizada por ser o ponto máximo do estresse profissional e pode ser encontrada em qualquer profissão mas, em especial, nos trabalhos em que há impacto direto na vida de outras pessoas. É o que acontece, por exemplo, com profissionais da saúde em geral, jornalistas, advogados, professores e até mesmo voluntários.

http://cdn.jornalgrandebahia.com.br/2017/03/Ilustra%C3%A7%C3%A3o-sobre-a-s%C3%ADndrome-de-Burnout.jpg

O termo Burnout significa que o desgaste emocional danifica os aspectos físicos e emocionais da pessoa, pois, traduzindo do inglês, burn quer dizer queima e out exterior. Embora já se venha falando sobre o assunto há décadas, no Brasil as discussões em torno da Síndrome tornaram-se mais fortes nos últimos anos.



Quais os principais sintomas?

 

Os principais problemas são relacionamento com colegas, clientes e chefes, a falta de cooperação entre os colegas de trabalho, falta de equilíbrio na vida profissional e pessoal. Os que são intitulados workaholics são mais propensos a desenvolverem a Síndrome de Burnout.

 

Sintomas:

  • Fadiga;
  • Cansaço constante;
  • Distúrbios do sono;
  • Dores musculares e de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Alterações de humor e memória;
  • Dificuldade de concentração;
  • Falta de apetite;
  • Depressão;
  • Perda de iniciativa.

Diagnóstico e tratamento

Resultado de imagem para sindrome burnout


Como saber se você está com a Síndrome de Burnout?

Para detectar a Síndrome, deve-se fazer um exame minucioso e analisar se os problemas enfrentados estão relacionados ao ambiente de trabalho ou à profissão. O ideal é procurar um especialista no tema e fazer exames psicológicos. É necessário avaliar se é o ambiente profissional que causa o estresse ou se são as atitudes da própria pessoa que passam a ser o estopim.

 

Existem três focos durante o tratamento psicoterápico: a relação com a profissão, o ambiente de trabalho e o trabalho com foco nos sintomas – por exemplo, a dificuldade de concentração.

 

Junto à terapia, os especialistas aconselham melhorar a qualidade de vida, prevenir o estresse, garantir boa saúde física, dormir e alimentar-se bem, praticar atividades físicas e manter hobbies e interesse pela vida social.